Clinica de reabilitação – vale a pena?

Uma situação que origina uma série de debates há muitos anos no campo da saúde é a questão do uso de drogas.

 Embora muitas pessoas tenham a ideia de que o consumo de drogas é uma realidade distante da sua, presente somente no mundo do crime, atualmente é notada a presença de substâncias prejudiciais à saúde praticamente em toda família.

clinica de reabilitação

Seja em questão de consumo de drogas ilícitas, como a maconha, a cocaína, o ecstasy e o LSD, muito normalizados no universo dos jovens, seja em questão do consumo das drogas lícitas, como cerveja e cigarro, essas mais comuns, porém com potencial destrutivo maior ou igual às ilícitas, essa é uma realidade muito presente na sociedade.

Assim sendo, essa realidade de que drogas são consumidas com frequência pode ter inúmeros desdobramentos, inclusive aquele que diz respeito às medidas a serem tomadas quando alguém abusa do consumo de drogas a ponto de não ter mais o controle sob seu uso.

Nesses casos, uma alternativa a ser considerada é a internação em uma clinica de reabilitação.

A existência e atuação desses locais que buscam tratar da dependência química de alguém em relação a alguma droga é algo que muitas vezes é visto como a solução.

Vale a pena recorrer a clinicas de reabilitação?

A questão que fica na mente de quem percebe que não está mais sob o controle do uso de uma droga, ou mesmo dos familiares, amigos ou companheiros dessa pessoa, é se vale a pena recorrer a uma clinica de reabilitação para proceder com o tratamento do sujeito.

Uma questão que deve ser levada em conta é o grau de dependência da pessoa. Muitas vezes, uma droga é mal vista por conta de estigmas sociais e preconceito em relação aos usuários, de modo que a visão de quem vê um usuário de fora é a de que ele já é um “drogado” que não tem o mínimo controle.

Muitas vezes, o usuário de drogas tem controle sob seu uso, usando de maneira recreativa e esporádica, de maneira que ela não atrapalhe seus compromissos e não comprometa em nada relacionado à maneira que a pessoa trata as pessoas próximas.

Nesse cenário, o centro de reabilitação para dependentes químicos não seria o melhor caso, visto que a liberdade do indivíduo deve sempre ser respeitada. Porém, a situação muda quando fica nítido que o usuário se mostra claramente dependente da droga para viver.

Nesse caso, a interferência de uma clinica para dependentes químicos acaba sendo uma opção viável, sabendo que o uso de drogas de maneira abusiva pode ser muito danoso não somente à pessoa que usa, mas também a todas as outras que vivem com ela.

Diferenciar preocupação de intromissão

Usar alguma substância em momentos de lazer, com fins recreativos, é opção da própria pessoa, que sabe o que está fazendo com o próprio corpo.

A preocupação faz parte, mas a imposição de um centro de reabilitação quando não há a efetiva necessidade acaba sendo mais uma intromissão do que uma ajuda.

Para mais matérias como essa, confira o nosso blog!

Deixe um comentário